27 de junho de 2014

IT MIGHT GET LOUD, a.k.a. Como um filme pode te fazer se sentir um sem talento total

 

Direção: Davis Guggenheim
Ano: 2008

Tá, ouvi muito falar desse filme quando passou no Festival do Rio (que eu parei de seguir há algum tempo, devido à minha lista de filmes que só cresce!). Na época, caguei baldes para ele. Só sabia que era sobre guitarristas, mas não sabia com quem era, o que era falado, nada do gênero.

Feliz foi minha surpresa quando, num dia de fervor musical (assisti a esse filme e a PJ20), descobri que It Might Get Loud era um documentário que fugia daquele estilo narrativo chato de milhões de entrevistas, só a cara das pessoas que estão falando - tá, vai, no máximo umas fotos, etc.


Antes de tudo, os 3 guitarristas que participam do filme são Jack White, The Edge e Jimmy Page. Não preciso nem continuar, né? Ou preciso? Enfim, com ligeiro toque de narrativa ficcional, animações e muitos, MUITOS trechos de shows fantásticos, os três vão falando sobre tudo envolvendo guitarras na vida deles: desde o primeiro contato, o que eles aprenderam com o passar do tempo, tipos favoritos, modificações, amplificadores, pedais, etc... e o melhor - PARA TUDO, produção: Eles tocam muitos trechos juntos, num lugar parecido com um galpão, construído para o filme, que reuniu os três.

Eu não tinha ideia do quanto o Jack White sabia de música num geral: ele começa o filme criando uma gambiarra que, por fim, acaba fazendo um som de guitarra, aparece tocando piano, fala sobre a formação do White Stripes, e é muito descolado em relação à sua "inferioridade" ao se juntar com The Edge e Jimmy Page para o documentário.


Sobre os outros 2, não tenho nem o que falar. É muita referência musical, muita riqueza de detalhes, mas sem a chatice de ser direcionado apenas para pessoas que entendam dos paranauês musicais. Com certeza é um filme para se ter no coração e em DVD, para ver mil vezes, colocar de pano de fundo quando pessoas vêm te visitar, buscar referências de músicas pra escutar... enfim, tudo de bom!


Um comentário:

  1. AHHAHAH, Não entendo dos paranauês musicais, mas fiquei curiosa. É muito nome, muita referência, tipo jorro de cultura, espero assistir quando você baixar pra mim. E também espero que seja um documentário legal - eu gosto de alguns documentários, sou estranha.

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...