25 de abril de 2014

2014 - O ano que acabou com muitas das minhas séries favoritas

Cada final de temporada de séries (sim, eu sou viciada em séries e as separo por temporadas de exibição) vem recheada com o medo e a ansiedade de ter sua série querida sendo cancelada. Desde o final de 2013 a apreensão já tomava conta de mim, como de costume, já que começava aí a época em que as emissoras anunciariam se suas séries seriam renovadas para o próximo ano ou não. Aqui vai uma pequena lista/homenagem às séries assistidas por mim que terminaram ou terminarão em 2014, deixando muita (ok, algumas nem tanto) saudade no meu coraçãozinho de pedra (rs).


Uma das séries mas despretensiosas que já vi, sempre gostei muito de Psych, desde seus primórdios, quando estreou no Universal Channel e eu assistia a episódios aleatórios nas tardes desocupadas da juventude hehehe. Vai deixar saudades, mas fico feliz por terem feito um final digno ao invés de empurrar com a barriga até um cancelamento inevitável. Saíram por cima e saíram bem. Com o plus de ainda ter (quase) todos os livros baseados na série para ler.


A temporada mal começou, mas a notícia de que essa será a última corre desde o ano passado. Já me preparei bem para me despedir de toda a loucura de Californication. Por mais que eu goste da série, está mesmo na hora de dar um ponto final à história louca de amor de Hank e Karen, quer eles fiquem juntos ou não. Vou sentir falta da trilha sonora maravilhosa.


Depois de uma série de Cancelamentos, Descancelamentos e Descontentamentos (muito bem desabafados por mim em post esparsos aqui no blog), a verdade é que a série não tinha mais para onde fugir. Imagino que seja realmente difícil criar histórias interessantes com o perigo constante de não conseguir terminar de passar seu recado, mas a série já estava entrando num modo idiota de ser - vide a mudança que Jane sofre de um episódio para o outro de confusa e entre dois amores, para novamente apaixonada pelo amor de sua vida como Deb/Jane. Estou torcendo para que acabe bem, com seus muitos clichês (afinal, DDD é clichê puro!)


Depois de 9 anos de lamentação e encheção de saco, o final refletiu o que já tava na cara há muito tempo: a história nunca foi sobre sua premissa, e sim sobre o que acontece depois. Muitas pessoas ficaram desgostosas e revoltadas com o final. Desculpa, povo, vida real é assim (mesmo tendo consciência de que isso é ficção pura!).


Apesar de já estar no modo mais do mesmo há um tempo (vamos combinar, a premissa foi bem original, mas não tinha muito para onde fugir), fiquei chateadinha com o fim da série, ainda mais porque o anúncio do seu cancelamento foi feito, pelo que parece, depois de seus episódios terem sido gravados. E, com isso, não há um final propriamente dito - na verdade, nem pra final de temporada servia muito, pareceu mais um capítulo como outro qualquer. Vai deixar uma mini-saudade, mas nada comparado a My Name is Earl, claro.


A promessa da última temporada está aí, cada dia mais perto. Ainda não acredito. Não consegui digerir os acontecimentos dessa última temporada, ainda. Não consegui digerir a morte do Opie. Não vou conseguir digerir o fim da série. Apenas.


Mesmo sabendo claramente que existem (até agora) 13.1 livros da série Sookie Stackhouse (ainda estou no livro 4), já é bem claro que a série se desviou bastante das suas histórias originais. Não sei dizer exatamente o que aconteceu: mudança na história, troca de showrunner, Alan Ball tirando o time de campo, muitos seres sobrenaturais confundindo a cabeçola do povo, Anna Paquin mãe de gêmeos e super ocupada; o fato é: a audiência de True Blood já andava meio capenga há um tempo e, desde o fim da temporada passada, praticamente, ficou certo que a 7a temporada será a última da série. Vou sofrer, ficar triste, mas vou sobreviver. As melhores temporadas foram as duas primeiras, para mim, mesmo. E, mais uma vez, ainda tenho muuuuuuuitos livros pra saciar minhas saudades.


Comecei a ver a série esse ano, bem retardatária, depois de todo o trelelé de cancelamento, descancelamento e tudo o mais resolvidos. Um pequeno resumo, pelo que entendo: a proposta da série começou muito parecida com a de Twin Peaks, uma menina é assassinada e assistimos a todos os episódios para descobrirmos quem a matou. E, assim como TP, a audiência razoavelmente alta falou mais alto e a temporada acabou sem que mostrassem o dito cujo assassino. O povo ficou p&%# e, temendo um cancelamento por desinteresse do público como aconteceu em TP, a emissora PROMETEU que o assassino seria revelado ao final da 2a temporada. Prometeu e cumpriu, final mara, surpreendente. Mas, peraí - a série tinha sido RENOVADINHA, e agora? Agora vamos com outro caso, mantendo os detetives problemáticos e maravilhosos com um novo caso. É, não agradou muito e a série foi cancelada AGAIN. Mas a Netflix toda-poderosa comprou os direitos da série para dar à mesma um fim decente. Netflix, todo meu amor pra você, com sinceridade. Ainda não terminei a 3a temporada, to enrolando super para alcançar a 4a e última temporada no começo de agosto. Vai fazer falta, mas daqui a pouco lançam outra parecida (espero que com personagens e ambientação tão legais quanto nesta!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...