28 de julho de 2013

Séries vinho: quando uma série fica melhor com o tempo

Não. O tempo ao qual me refiro não é a passagem do tempo propriamente dita, que transforma uma série em cult, mesmo que ela nem fosse tão boa assim na época de sua exibição (vide Twin Peaks, Firefly, entre outras). O tempo ao qual me refiro aqui é o da passagem das temporadas.

Isso ai. O desafio é procurar séries que começaram meia-bomba e evoluíram para histórias beeeem interessantes – vale sempre ressaltar que essa lista é minha, logo, o que eu considero ou não interessante pode (e provavelmente não é) de acordo geral.

1. Parks and Recreation


Depois de uma horrenda primeira temporada, a segunda se mostrou ligeiramente mais interessante, mas foi a partir da terceira (com a evolução radical da personagem principal, Leslie Knope, de uma retardada para uma servidora pública competente e interessada pelo desenvolvimento politico de sua cidade) que a série ficou interessante. Os personagens melhoraram absurdamente, alguns mudaram de situação, principalmente em relação à primeira (eca!) – por exemplo, Andy, que na primeira temporada era o namorado escroto e idiota de Ann, passou a trabalhar na prefeitura e se casou com April, mudando totalmente o foco do seu personagem (mesmo ainda sendo bem idiota).

2. Haven


A série começou bem X-files de segunda linha, tendo sempre o chamariz de “Série original da SyFy”, mesmo que isso (não) significasse nada. Com o complicar da história principal – o segredo do Colorado Kid - mesmo quando o episódio focava em eventos aleatórios, havia sempre alguma ligação ao grande mistério acerca da cidade e de Audrey. Melhorou, e muito.

3. Perception


Uma série bem má-o-meno da TNT (que é beeeeem complicada no quesito comprometimento com o espectador), começou bem clichê: um professor especializado no comportamento cerebral ajuda uma agente do FBI a resolver crimes. ORIGINAL (só que não). Mas o seu final de temporada foi bem interessante, focando nos próprios problemas de esquizofrenia do professor, tendo um desfecho bem superior ao resto da temporada. E o começo da segunda está equilibrando bem os casos e problemas pessoais do professor, dando um toque mais original à série.

4. Game of Thrones


Sim, a série mais-fodarástica-de toda-a-história-do-universo não teve um começo digamos… animador. Foram longos 5 capítulos de informações em cima de informações e quem não tinha lido os livros ficava se perguntando se valia a pena continuar ou pelo menos quando a porrada ia comer. O resultado todo mundo já sabe. A porrada comeu e não parou de comer até hoje. HBO é o tipo de emissora que sabe o que faz e aqueles 5 capítulos cheios de informação compensaram com uma reviravolta atrás da outra e um banho de sangue atrás do outro. Se você ainda não começou a ver, duas dicas. 1 – Veja! 2 – Não crie laços muito fortes com NENHUM dos personagens!

5. Grimm


Começou como uma boa ideia, pouca grana e um ator principal sem nenhum carisma. Ao passar do tempo e com a evolução dos personagens secundários, a série ganhou folêgo para sobreviver ao exigente – e as vezes meio doido – public de tv aberta dos EUA. Conforme for vendo,  você vai perceber que se liga muito mais nas histórias de Monroe – um lobisomem que tem um outro nome estranho, sei lá porque – do chefe de polícia – que é meio da realeza, o que ninguém sabe explicar direito até hoje, mas o cara é bom -  e de Juliet – namorada do personagem principal, que é gata demais para ele.

6. Breaking Bad



Outra polêmica. A primeira temporada da série é ótima, sem sombra de dúvidas, mas a segunda e a Terceira tem um que de enrolação. Mas a quarta e a quinta… amigo… o que foram essas temporadas?!?! A evolução dos personagens e das tramas caracterizam essa série como “uma baita safra” de um vinho excelente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...