2 de fevereiro de 2012

MEDOS PRIVADOS EM LUGARES PÚBLICOS, a.k.a. Como a França é cheia de loucos deprimidos!



Direção: Alain Resnais
Ano: 2006

Mais um entre os filmes franceses da minha lista de 'quero ver', o que mais me chamou a atenção neste foi o título. Achei lindo e profundo, não quis nem saber sobre o que era. Quando o escolhi para ser 'o filme a ser visto' da vez, resolvi ler a sinopse e fiquei encantada: "Vários personagens, apresentados de forma individual, mas cada um deles mantendo uma interconexão com os demais, interagem e têm suas vidas entrelaçadas e seus compromissos misturados. Os desejos secretos de cada um são expressos em situações inesperadas e inusitadas, numa história enganosamente simples e sorrateiramente construída".



O filme, baseado no livro Private Fears in Public Places de Alan Ayckbourn, não chegou a me desagradar... Acho que o problema foi justo esse. Acabou sendo um filme que veio e passou. A angústia, a tristeza, a solidão dos personagens... nada disso me tocou de uma forma que eu pudesse me conectar ao filme.

Realmente, a construção da história no que diz respeito à falta de conhecimento pela dor do outro, e o fato de que todos parecem estar interligados (como sempre vemos em nossas vidas, pessoas de círculos sociais diferentes que já se conheciam de outra forma), estas características foram sim bem estruturadas. Não é um filme com happy end. Se no íntimo de cada um há a solidão e a falta de esperança, é exatamente isso o que podemos esperar ver materializado no final - eles acabam caminhando, mesmo quando não o querem, em direção àquilo que mais temem.


O elenco é muito bom, e isso foi o que mais me frustrou! Os personagens não tinham profundidade. A impressão é que toda essa preocupação em demonstrar esse vazio existencial relativo a cada um dos personagens fizesse com que estes ficassem muito bi-dimensionais, sem graça. Eu sei, pode ser implicância, eu esperava um filme profundérrimo e não era essa a proposta.

Mas, como eu li em um dos comentários no filmow, o melhor do filme acaba mesmo sendo seu título em português!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...