23 de outubro de 2011

PLANETA DOS MACACOS - A ORIGEM, a.k.a. Cuidado com o animal de estimação do seu amigo cientista!


Direção: Rupert Wyatt
Ano: 2011

Falar de um filme da franquia Planeta dos Macacos é complicado. Ainda mais depois do fiasco que foi a refilmagem do primeiro filme (aquele com Charlton Heston – de 1965), em 2001 pelo Tim Burton. Horrível.

Desta vez, a história é inédita. Os filmes da década de 1960/1970 retratam um mundo onde os macacos já possuem todos os poderes, falam e se vestem com roupas (como nós), e nos perguntamos durante o filme (vou me referir daqui por diante ao primeiro, que é o melhor de todos!) o que aconteceu no passado para que os valores fossem 'trocados', já que nós, os humanos, somos os animais – e os macacos governam o planeta.


Planeta dos Macacos – A Origem responde, principalmente, à essa questão. Mas tem muito mais por trás desta simples explicação de como foi que os macacos começaram a tomar o poder dos humanos. O filme já começa esclarecendo que não foi um 'desvio' do destino, como um elo perdido que alterou a ordem das coisas – como esses filmes doidos em que a pessoa do futuro volta a um passado longínquo e altera tudo – fazendo uma cagada geral.

A culpa de toda a sua ruína foi da própria humanidade. E o filme se utiliza do uso indiscriminado e até mesmo desumano (qualquer coisa é motivo para testar os macacos, mesmo que o processo seja um enorme sofrimento para eles) da tecnologia. O lucro é maior do que a noção de respeito às outras espécies.


Eu acho o James Franco um charlatão com um super carisma – é complicado classificá-lo, na minha cabeça – será que eu gosto dele ou não? Mas achei que no filme ele até que está bem, mesmo o seu personagem sendo o do clássico gênio que só possui boas intenções e se aproveitam de seus feitos para bagunçar tudo! Mas para quem vir o filme, na real, a culpa é toda dele sim... afinal, de boas intenções o inferno está cheio, né? hehehe


Eu quase tive um treco quando vi que o John Lithgow estava no filme – sou apaixonada por ele, desde que vi 'Síndrome de Cain'. Ele consegue ser psicopata (Dexter que o diga), ser super engraçado ('3rd Rock from the Sun') e agora um velhinho super fofo! E tem Freida Pinto ('Quem quer ser um milionário' – fantástico) e o Draco Malfoy!


Agora, é aquele filme que, mesmo sendo da espécie que se ferra no final (como vimos nos filmes originais), com tudo o que aconteceu neste filme, eu torci pelo César. E achei os efeitos muito bons também, principalmente no final – a cena da ponte!

Quando eu assisti ao trailer (acho que quando vi 'X-men: First Class') eu sabia que tinha que assistir a Planeta dos Macacos – A Origem. E não me arrependi.

Um comentário:

  1. Oi! Nossa! Já estava curiosa pra ver esse filme, agora então...A-DO-RO o John Lithgow tb!!! Muito boa a sua descrição! Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...