7 de novembro de 2010

SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO, a.k.a. Ache uma namorada menos louca!



Direção: Edgar Wright
Ano: 2010

Baseado nos quadrinhos de Bryan Lee O'Malley, a história de Scott Pilgrim foi lançada de 2004 a 2010 em 06 volumes - inclusive, o volume final dos quadrinhos foi lançado após o término das filmagens de Scott Pilgrim Contra o Mundo, de Edgar Wright - o mesmo que dirigiu Todo Mundo Quase Morto.



Scott Pilgrim é um garoto de 20 e poucos anos que não faz nada na vida além de ensaiar com a sua banda (Sex Bob-omb). Ele namora Knives, uma menina de 17 anos que ainda está na escola e é extremamente sacaneado por isso. Tudo anda na mesma em sua vida até que ele conhece Ramona Flowers - a razão para todos os seus futuros problemas.

Ramona concorda em começar um relacionamento com Scott Pilgrim, mas para isso ele deve enfrentar a liga de seus 7 ex-namorados malvados, que farão de tudo para se meter na vida amorosa da garota, acabando com a raça de SP.



O filme assume uma linguagem que é um misto de Superbad e jogos de videogame. Até porque, Michael Cera já pressupõe um garoto meio geek e engraçado. A edição dá um show em questão de narrativa - é o tipo de filme que há 10 anos atrás ficaria muito tosco (tudo bem que nem existia o quadrinho há 10 anos atrás...). Esse surrealismo justificado pela linguagem de jogos é, na verdade, o personagem principal da história, que sem isso seria mais uma história de garoto tenta conquistar garota.



Mas essa super odisseia de Scott Pilgrim, além de impressionante, é super simples: o filme trata das inseguranças dos relacionamentos, e principalmente, da bagagem afetiva que nós trazemos ao começar um novo relacionamento. É lógico que ficaria muito mais interessante se problemas com ex-namorados(as) pudessem ser resolvidos como uma luta à la Mortal Kombat, mas... já que não dá a gente se contenta em ver o filme!!



Super destaque para o Kieran Culkin - o irmão do nosso Macaulay; para as músicas que a Sex Bob-omb toca no filme - que já estavam presentes nos quadrinhos!; e para a a "participação especial" de duas referências importantíssimas para os geeks mais antenados: a música-tema do Zelda e a musiquinha clássica de Seinfeld. Ah, e é claro, as camisas que Scott Pilgrim usa, (ZERO e o coração formando SP), do Smashing Pumpkins. Muito, muito bom!


Eis a liga!


























Um comentário:

  1. Achei o roteiro muito bobo, mas visualmente, achei o máximo.
    Adorei o blog.
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...