7 de outubro de 2014

165 anos sem Edgar Allan Poe


Edgar Allan Poe nasceu em Boston no dia 19 de Janeiro de 1809 e morreu de forma misteriosa em 07 de Outubro de 1849. Ao longo de sua (breve) vida, Poe foi autor, poeta, editor e crítico literário, além de ter outros empregos temporários como meio de se sustentar. Tendo perdido praticamente todas as figuras femininas de sua vida de forma trágica, a figura da mulher exerce um importante papel em seu trabalho – principalmente em seu último poema, dito uma homenagem à sua falecida esposa e prima Virginia – Annabel Lee.

Mesmo tendo morrido quase sem reconhecimento em sua terra natal e na pobreza, hoje é considerado um dos pais da literatura americana, deixando de lado a literatura nacionalista da época para se voltar para uma literatura mais universal – e, devido à preferência do público – optou por escrever contos góticos, num estilo bem Romântico sombrio.


Mesmo tendo escrito poemas inesquecíveis – O Corvo (lindamente referenciado por Tim Burton em Vincent – ver aqui) e Annabel Lee (parcialmente recitado no filme O Corvo, onde John Cusack interpreta o atormentado autor em um Thriller de época cujos assassinatos são baseados na obra de Poe), a grande fama de Poe – principalmente em sua transposição para os cinemas – acontece através de seus contos.

Alguns dos mais conhecidos filmes baseados nos contos de Edgar Allan Poe são - detalhe: muitos deles foram interpretados por Vincent Price, o pai do suspense e, pra quem não lembra, o pai do Edward Mãos de Tesoura! O Gato Preto (1934), A Queda da Casa de Usher (1928), Os Assassinatos da Rua Morgue (1932), A Mansão do Terror (1961), Histórias Extraordinárias (1968), Vincent (1982), entre muitos, MUITOS outros.


Aqui no Brasil tivemos uma minissérie chamada Contos do Edgar (2012), que também foi baseada nos contos do autor.

No dia 24 de Outubro estreia nos EUA o filme Stonehearst Asylum, também baseado em um conto de Poe – O Sistema do Doutor Alcatrão e do Professor Pena. Procurei na internet, mas ainda não encontrei uma data definida para a estreia aqui no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...