21 de setembro de 2014

"Se eu Ficar" é repetição de "A Culpa é Das Estrelas"?


Assisti "Se eu Ficar" por acaso. Na verdade eu ia assistir "Guardiões da Galáxia", por causa de uma amiga (que tinha ido ao cinema comigo). Apesar disso, no entanto, no último minuto eu quis assistir ao "Se eu Ficar". Motivo? Nunca tive exatamente vontade de ver o "Guardiões...". Super herói é legal, mas não sou exatamente fã.

Enfim, depois de assistir ao filme (e ouvir essa mesma amiga soluçando horrores na cadeira ao lado), fui às internets da vida procurar mais a respeito da história. Porque até então eu nem sabia que o livro tinha surgido antes do filme. Para mim tinha sido o contrário (sim, crianças, o caminho inverso também existe). Mas enfim, depois de muito navegar da águas misteriosas pela web, percebi que muita gente estava comparando o "Se eu ficar" com "A culpa é das estrelas". Semelhanças reais? Algumas.

As histórias
Ambos os filmes/livros tratam de experiências de quase morte. Até aí ok, até porque, depois de toda a comoção e o marketing inacreditável com "A Culpa...", essa informação é um pouco irrelevante. Quem não sabia que tinha câncer no meio? QUEM? Enfim, o que eu quero dizer que é aí que reside a diferença. Enquanto "A Culpa..." conta a história de dois adolescentes que se apaixonam - e têm câncer -, "Se eu Ficar" mostra como apenas uma das partes lida com isso (não com o câncer, é bom frisar, mas com a tal ~~experiência de quase morte que agora tá na moda~~).


Esse negócio de sofrer no cinema nunca foi a minha cara. Como eu disse ali em cima, eu só fui ver esse filme porque não queria assistir ao clichê dos super heróis. Não que "Se eu ficar" seja inovador, uma vez que se aproxima um pouco de "A Culpa", mas com certeza é mais imprevisível. O mais legal disso foi que eu decidi assistir a esse filme por falta de opção. Eu não tinha nem mesmo visto o trailer, o que deixou a coisa ainda mais emocionante. Por esse motivo, aliás, vou me deter ao mínimo de informações a respeito. Informação importante número 1) Não é câncer, é coma, o que, se você for espírita (ou não) vai soar muito mais interessante. 2) a história tem romance, sim, mas não é só sobre isso - uma vez que em "A Culpa..." eu tinha a sensação de que os personagens não tinham perspectivas, embora isso seja meramente compreensível. 

Por mim, você já pode ir ao cinema só com isso. É o que faz o filme valer a pena (aliás, qualquer filme, já que a surpresa é um fator essencial). 

Pra chorar
Apesar de eu ter gostado muito mais de "Se eu Ficar" do que de "A Culpa...", devo dizer que só chorei nesse último. Minha amiga, no entanto, virou uma lagoa do meu lado. Maaaaas, como eu disse, eu não sou muito de procurar por esse tipo de produção. Na verdade eu nem gosto, pagar pra chorar é meio incoerente (?). De qualquer forma, se você ficou curioso com a história, assista. Eu não me arrependo de ter visto e acho que chorar é relativo. 

Quanto aos livros, não li nenhum dos dois, embora haja uma quantidade de críticas positivas muito grande. Como era de se esperar, assim como os filmes, eu fujo de dramas. 

*AH! Esse é o meu primeiro post por aqui! Sou a Igra, prima da Nicolle, a criadora do CineSouvent*

Um comentário:

  1. Amei o post. Acho meio incoerente pagar para chorar também, rsrs!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...