3 de julho de 2012

APENAS UMA NOITE, a.k.a. The grass is always greener on the other side!


Direção: Massy Tadjedin
Ano: 2010
Michael e Joanna Reed (Sam Worthington e Keira Knightley) formam um casal que parece ter tudo. Eles são Jovens, atraentes e bem sucedidos. Possuem estabilidade financeira e um apartamento, além de aparentarem ter aquele bem estar de vida que beira a perfeição. No entanto, tudo muda quando os Reeds vão a uma festa de trabalho de Michael, na qual Joanna presencia um momento suspeito entre o marido e a sua nova bela colega de trabalho, Laura. O Incidente é fugaz e ambíguo, Joanna não tem certeza do que presenciou, mas planta uma semente de dúvida insidiosa na relação do casal, que acaba por contaminar o cerne de seu amor.
E é claro, faltou dizer que após esta festa (que é de fato onde o filme começa), Michael e Laura viajarão a negócios, deixando Joanna ligeiramente preocupada. E ela, por sua vez, enquanto compra um café numa cafeteria, encontra um antigo amor, Alex. A partir daí somos levados por processos de escolhas e sentimentos dos mais variados.
Sabe aqueles filmes ambíguos, que conseguem despertar um misto de reflexão e decepção em você? Comigo foi assim quando vi Apenas uma Noite. Em um primeiro momento. A verdade é que este filme fazia parte da longa lista de filmes que eu protelo ao máximo a assistir. Mas, num dia de pleno tédio e milhões de opções, cliquei aleatoriamente em um dos filmes da minha pasta e foi ele o escolhido.
Na verdade, é um filme que, mesmo com uma história bobinha onde é fácil descobrir o que acontecerá no final, depois de um tempo acabou me causando um tipo de reflexão desconfortável: ou seja, fiquei uns dias pensando no que tinha visto, tentando descobrir o que me chamara tanta atenção naquele filme – e eis que eu percebi – ele é muito parecido com a vida real.

Esta sinopse extremamente romantizada e que conseguiu a proeza de deixar todo o enredo de fora faz com que se pense que este é mais um filme de provações de casais – e talvez até determinada parte o próprio filme passe mesmo essa mensagem. Mas, pensando de uma forma mais egoísta, o filme me passou a ideia de que, no final das contas, dependemos apenas de nós mesmos, e tomamos decisões independentemente de quem iremos ferir.
O conto do amor puro e eterno é muito bonito, mas totalmente irreal. Eu penso que nossa condição humana é a de estar constantemente infelizes com o que temos, fomos criados (e acredito que fazer parte de algo que podemos chamar de instinto) para querermos sempre mais. O lado bom destes filmes de relacionamentos modernos é que eles tentam retratar da forma mais fiel possível os sentimentos (e não apenas as ações) dos casais contemporâneos.

A verdade é que vivemos em um mundo em que todos são trocados com muita rapidez, vivemos cercados de diferentes referências e possibilidades de escolhas, estamos sempre em dúvida sobre o que devemos fazer com nossas próprias vidas. E foi essa a impressão que este filme me passou mais: o que cada um faz quando chega o momento em que não dá mais para fugir das escolhas.
De todas as possíveis formas de falar sobre traições, a que sobressai é àquela a si mesmo, que vemos não apenas estampada na tela, e sim como se (mesmo que não de uma forma necessariamente romântica) estivéssemos vendo um reflexo de nós mesmos.

PS: Só um detalhe - Eva Mendes e Sam Worthington química zero!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...