30 de maio de 2011

NAMORADOS PARA SEMPRE, a.k.a. Amar dói, você não sabia?


Direção: Derek Cianfrance
Ano: 2011

Apesar da tradução péssima que deram pro filme aqui no Brasil, Blue Valentine é lindo demais! O espectador invade a privacidade de Cindy e Dean em dois momentos da vida deles: quando eles se conhecem/se apaixonam e quando o relacionamento deles há muito já foi pro saco. Eu sou fã inveterada de Ryan Gosling, chorei baldes vendo Diário de uma Paixão e achei um absurdo a Rachel McAdams ter largado ele por outro ator aí que eu nem sei quem é.


Mas, continuemos. Estou numa fase super de bem com a pseudo-viúva Michelle Williams (ao contrário da época em que ela fazia Dawson's Creek). Ela está linda no filme, nas duas épocas – imagino que haja um espaço de 5 anos de distância entre os dois momentos. Ela é jovem e ela é cansada. A vida “real” acaba com todo mundo, é difícil manter um romance tendo que cuidar de filho, trabalhar e perdendo o respeito pela pessoa que está ao seu lado.

Sinopse:
Um retrato íntimo de um relacionamento que está em franca desintegração. Com um romance outrora cheio de paixão, Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling) são casados e têm uma filha de cinco anos. Na esperança de salvar seu casamento eles reservam um quarto no motel, relembrando anos atrás quando se conheceram, se apaixonaram e fizeram seus primeiros planos cheios de vida e esperança. 


Dessa onda de filmes mais pé no chão, esse foi um dos que eu mais gostei. A forma com que a história é contada, a fotografia, as atuações. O filme faz a gente pensar que, mesmo que a maioria dos relacionamentos chegue a um fim onde pelo menos um está de saco cheio e não queira ver o outro nem pintado de ouro, há um outro lado da moeda – todo o romance que foi vivido enquanto ainda se estava apaixonado.


Cindy e Dean vêm de mundos diferentes. Ele largou os estudos e ela queria ser médica. E Blue Valentine fala justo das escolhas, das mudanças que pegam o outro de surpresa e talvez até dos arrependimentos.

Pra mim, essa é a beleza do filme. As pessoas mudam, as vontades, os objetivos, os desejos, tudo isso muda. Mas o que foi vivido fica para sempre. Nostalgia sim. Quando assisti ao filme, foi essa a sensação que eu tive. Tudo na vida passa, inclusive os bons momentos.

3 comentários:

  1. Gostei do que escreveu, me deixou curiosissimo pra conhecer esse filme; estou já até marcando no filmow.
    Parabéns (:

    Beijos,
    http://chooseyourtrip.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ver esse filme, parece interessante!

    ResponderExcluir
  3. Vc precisa assistir Não Gosto dos Meninos!
    Doc ultra mega sincero!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...