14 de maio de 2011

ATRAÇÃO PERIGOSA, a.k.a. Amores de lavanderia estão fadados ao fracasso!



Direção: Ben Affleck
Ano: 2010

Todo ano, mais de 300 assaltos a banco acontecem em Boston. E grande parte dos assaltantes mora no pequeno bairro de Charlestown. Um deles é Doug MacRay (Ben Affleck), líder de um grupo de inescrupulosos assaltantes de banco que se orgulham de roubar tudo o que querem e sair impunes. A única família que Doug conhece são seus parceiros de crime, especialmente Jem (Jeremy Renner), que apesar do seu temperamento perigoso e explosivo, é alguém que Doug pode chamar de irmão. Mas tudo muda no último trabalho da gangue, quando fazem a gerente de banco Claire Keesey (Rebecca Hall) de refém.


Segundo filme de Ben Affleck como diretor (o primeiro se chama Gone baby gone, de 2007) e eu só me interessei pelo filme depois de ler uma resenha positiva (e interessante!) no jornal O Globo – sim, eu sei que é quase errado se guiar pela opinião dos críticos do Segundo Caderno, mas... - o filme não havia me chamado a atenção antes por dois motivos:

1 – pelo trailer, Atração Perigosa não parecia nem de perto o tipo de filme que eu gosto de ver, e
2 – não só tem como principal ator o Ben Affleck, como a direção também é dele (já deu pra perceber como me sinto em relação à pessoa, né?)



Mas resolvi insistir e... adorei o filme!
Tem cara de ser pura ação, com várias cenas de assaltos a banco e zero de história, mas na verdade os assaltos são apenas o ponto de partida para um bando de questionamentos sobre o que nos torna quem somos – e se, ao percebermos que nos tornamos alguém que não queríamos, será possível mudar isso?

Apesar de maior parte do foco estar em cima de Ben, ele soube criar um espaço importante para todos os outros personagens relevantes à história. A escolha do elenco para tais personagens também foi muito bem feita – onde a única cara pop do momento é Blake Lively, que se mantém em seu lugar na trama, em um papel que não finge que ela pode chegar a algum lugar que não o que fora proposto.


Jeremy Renner – o protagonista de Guerra ao Terror e indicado ao Oscar pelo mesmo – está maravilhoso! Aos 40 anos se tornou um rosto mais conhecido por causa do filme indicado mas, antes disso, já podíamos ver atuações bem consistes. E em Atração Perigosa temos mais uma ótima atuação dele – que pelo que ouvi será o Arqueiro Verde num desses filmes de super-herói (já tivemos uma palhinha dele em Thor).

E o que falar de Rebecca Hall? Ela é linda, é serena, sempre irá me remeter à Vicky Cristina Barcelona e é estupenda! Mesmo quando achamos que a personagem dela irá escorregar no clichê (em um filme dirigido por Ben eu estava esperando de tudo) fica tudo bem amarrado e crível!



A verdade é que o ex-menino de ouro, ex-best de Matt Damon e ex-integrante da dupla Bennifer Lopez – mesmo agora casado com OUTRA Jennifer, Ben Affleck me surpreendeu. Antes eu dizia que não assistia nada com ele; agora eu falo que, no dia que ele parar de atuar e pular de vez pra trás da câmeras, ele vai longe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...