12 de julho de 2010

MATADORES DE VAMPIRAS LÉSBICAS, a.k.a. Uma premissa tão tosca que acaba funcionando!


Direção: Phil Claydon
Ano: 2009

Acho que até o fim dos dias os filmes de vampiros remeterão à clássica história do ser imortal vs. os descendentes de seu primeiro e maior inimigo. É assim desde que Bram Stoker escreveu o seu famoso Drácula, que imortalizou não só o personagem principal, como também o caçador de vampiros Van Helsing.

Apesar de não curtir muito esta nova leva de histórias de vampiros – diretamente criticando a saga Crepúsculo, porque me incomoda muito o fato dos vampiros zanzando de dia (e o pior, BRILHANDO de dia!) - amo, amo, amo filmes de vampiros.


Há algum tempo atrás vi Drácula, morto mas feliz (Dracula: dead and loving it), do rei da paródia Mel Brooks. E depois de tantos filmes de terror, com ou sem os “bloodsuckers”, a gente começa a se irritar com tantos clichês. Então é bom quando vem um filme desses e tira sarro destes momentos mais que previsíveis.

O Matadores de Vampiras Lésbicas passou no festival do Rio! É, agora é cult ser filme B e isso é genial porque, se o filme ficou tosquinho, vamos tirar proveito disso – até porque existem milhões de provas de que o tempo “cult”iva as tranqueiras, como um bom vinho. Quer um exemplo? Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London) – que, quando foi lançado, foi um marco dos efeitos especiais, mas depois de um tempo ficou obsoleto; agora já um clássico do terror, mesmo tendo só 29 anos.


MdVL tem muitos clichês, sim; muitos efeitos B; mas faz com que os 82 minutos em que estamos sentados na cadeira passem num piscar de olhos. Até porque, não dá para tirar grandes reflexões de uma história que, como diz o próprio trailer, tem matadores + vampiras + lésbicas!

Só pra elucidar, a história é essa aqui (copiada na cara de pau de algum site de sinopses):
Fletch (James Corden) perdeu o emprego e Jimmy (Mathew Horne) a namorada. Com as férias chegando e sem planos de aonde ir a dupla decide passar um final de semana no campo tomando cerveja e respirando ar puro. Porém, nada acontece como planejado.


Depois de muitas confusões a dupla se vê presa num vilarejo onde as mulheres são vítimas da lendária maldição das Vampiras Lésbicas. Muita diversão, dentes pontiagudos e lindas mulheres estarão no caminho destes amigos. Diante desta situação é preciso coragem para superar seus medos, e também seus sonhos, e tornar-se um dos Matadores de Vampiras Lésbicas.

Os personagens, na minha profunda análise, foram muito bem construídos, de acordo com a proposta do filme, é claro. Quem é secundário teve um desfecho condizente com a sua importância. Tem o romance (que todo mundo já espera, ou não, num filme como este). Tem as 50 mil maneiras de matar as vampiras lésbicas. Tem o descendente. Tem a virgem. Mas a melhor coisa do filme é o Fletch, amigo do “mocinho”. As melhores piadas estão com ele, e todas as partes clichêzonas que acontecem com ele são muito engraçadas.


E tem também o detalhe da história se utilizar do fato das vampiras serem lésbicas para sexualizar diversos contextos, voltados sempre para a presença masculina nesses contextos sexuais – provavelmente até mesmo como um elemento de repulsa para as vampiras (já que lésbicas não gostam de meninos e seus acessórios, entende?). Como no caso da espada, que tem o cabo com o formato de um pênis, e é a única arma capaz de matar a vampira Rainha; e também quando as vampiras morrem, espirra delas um líquido branco como se este fosse... deixa pra lá.

Enfim, se você pensa em ver um filme rápido, tosco, divertido, que mistura efeitos ruins e (SIM!) efeitos muito bons, esse é o filme. Mas, se você quer um filme de vampiro para ficar filosofando... então vá assistir Nosferatu (que eu também gosto muito, por sinal)!

E quando você acha que não é possível ficar mais brega, é sim... O João Gordo dubla o filme! Morri de rir!


3 comentários:

  1. FALA SERIO CREPUSCULO É MUITO MELHOR DO Q ESSE FILME DE INDIOTAAAA

    ResponderExcluir
  2. ESSE CLEYDOL Ñ TEM CABEÇA PRA INVENTAR UM FILME MELHOR ACHO Q ELE TEM INVEJA DO CREPUSCULO POR ISSO CRITICA
    É O Q DISEN É VERDADE INVEJA MATA ESSE CLEITOL DEVE ESTAR MORTINHO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. HELLOY VE SE ACORDA DIRETOR VOU TE DISSER UMA COISA O Q TUDO MUNDO Q EU CONHESSO ACHA SOBRE CREPUSCULO E MATADORES DE VAMPIRAS LESBICAS
    CREPUSCULO _ EN POUCAS PALAVRAS ... INCRIVEL o menhor filme do mundo TUDO NELE É PERFEITO tudo, tudo mesmo
    MATADORES DE VAMPIRAS LESBICAS _ horrivel se vc critica crepuslo é pura inveja né fala serio
    é pura sorte q inveja ñ mata se ñ vc estaria mortiooo de inveja do crepuculo
    a ia me esquessendo vc é muito INVEJOSSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    bjssss
    tchau
    se eu te ofendi dissendo q vc é invejosso me desculpa mas é a verdade vc tem q incarar seu filme é um HORROR

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...