24 de julho de 2010

ROBIN HOOD, a.k.a. A um passo do distúrbio de personalidades!


Direção: Ridley Scott
Ano: 2010

Começando de forma curta e grossa, vou falar logo de algo que acontece nesse filme que me incomodou demais: Ricardo coração de leão, ao contrário de todas as outras histórias contadas sobre Robin Hood, não está voltando das Cruzadas quando tudo se desenrola, ele morre nas Cruzadas!

Isso já serve de pressuposto para contar mais ou menos o que acontece no filme: Robert Loxley morre no caminho de levar a coroa de Ricardo coração de leão de volta para a Inglaterra, para que seu irmão John se torne o novo rei. Robin Longstride (Russell Crowe) atrapalha a emboscada, montada por Godfrey, que havia se voltado para o lado francês, e descobre Robert morrendo. Este lhe pede que leve a espada de seu pai de volta para ele em Notthingham. Com isso, Robin e seus amigos se vestem de cavaleiros e Robin finge ser Robert Loxley na entrega da coroa à mãe do rei. Quando vai à Notthingham a fim de cumprir sua promessa, conhece Marion e descobre que esta é a viúva de Robert. PUTZ, que confusão!


Enfim, não lembro o porque, mas Walter Loxley, o pai do falecido (e dono da espada), pede para Robin ficar e fingir ser DE FATO Robert Loxley – Ridley Scott no fim das contas usou 30 minutos a mais de filme (fora acrescer alguns milhões ao orçamento), de voltas e voltas, mas chegou ao mesmo ponto: Robin Hood = Robin Loxley.

Já o novo rei é um doido mimado, que só faz besteira. Ele acha que com os poucos homens que tem, não só vai lutar contra a França, mas antes marchará para o norte da Inglaterra pra combater os ingleses que não pagam os impostos (pois, segundo ele, se eles não pagam, eles estão contra a coroa).


Agora – momento Rei Leão: Walter Loxley conversa com Robin sobre seu pai e o faz lembrar dele, e perceber que este morreu como um herói, defendendo os interesses do povo. Só faltou a frase clássica que Mufasa fala para Simba - “Lembre-se de quem você é”. Parando para pensar, vi Robin 'Loxley' ser Simba e ser William Wallace, mas até a primeira hora e 45 minutos de filme (num total de 2h11m) não o vi ser Robin Hood! A única clássica ação de roubar dos ricos para dar aos pobres foi a de roubar os grãos de volta para a cidade. E este mesmo Walter Loxley, que nas histórias já está morto quando "seu filho" regressa das Cruzadas, só morre faltando 20 minutos para o fim do filme.

O xerife de Notthingham aparece duas vezes ao longo do filme: a primeira vez para seduzir Marion (que ainda não sabia que seu marido Robert estava morto) e, a segunda, na invasão dos franceses – em que ele fala com orgulho “Eu sou o xerife de Notthingham”, mas quando percebe que os soldados são franceses fala amedrontado que é francês por parte de mãe.


Antes da batalha final (já que Robin convence o rei a agradar o povo do norte, convencendo-o de que eles são aliados), do nada aparece um cavalo gravado na colina - como aquelas gravações nas plantações em Sinais. Enfim... e tem mais – no meio da batalha Robin descobre que Marion deu uma de Eowyn, de Senhor do Anéis, e foi lutar disfarçada de soldado.

Na verdade é um filme de batalha muito bom. Lembra muito o outro filme da dobradinha Ridley Scott + Russell Crowe: Gladiador, mas tem seus momentos. A batalha contra o franceses é muito legal, mesmo com Robin Hood clichezando ao salvar Marion (“a” soldado) das garras do inimigo; ou no momento em que ele acha uma flecha e esta única é a responsável pela morte de Godfrey (o careca); mas a gente sabe que esses momentos fazem parte...


No fim das contas, Robin Hood nada tem de príncipe dos ladrões, o máximo que ele se torna é assistente do rei – até este ficar enciumado com seu carisma e resolver revogar os direitos prometidos ao povo, declarando Robin o fora-da-lei que todos conhecemos. Prepare-se, porque agora sim começa a famosa história sobre Robin Hood!! Mas peraí... acabou o filme!

E, pra finalizar, Cate Blanchett dá uma de Galadriel (agora sim a personagem certa de Senhor do Anéis), para a narração final do filme! E agora é esperar pra ver se fazem uma continuação, com o Robin Hood SENDO o próprio!


Só um PS: o frei Tuck, meu personagem favorito da história, nesse filme é o gordinho engraçadinho de Ou Tudo ou Nada – aquele filme em que eles tiram a roupa! hehe

Videozinho com o Russell e outros pagando mico

3 comentários:

  1. Blog fantástico...
    Meus parabéns...
    Keep it up! =]

    ResponderExcluir
  2. Muuuuito massa o blog =)
    Ainda não vi ROBIN HOOD, mais é mesmo pelo simples fato de não gostar do tema, rs
    eodiabodissenao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Será que só eu detesto Russell Crowe?!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...