18 de maio de 2010

UM BEIJO ROUBADO, a.k.a. De cantora romântica a sortuda do ano de 2007!


Direção: Wong Kar-Wai
Ano: 2007


“How do you say goodbye to someone you can’t imagine living without?” 
(Como você diz adeus a alguém que você não se imagina vivendo sem?)

My Blueberry Nights (título original) é uma história que, segundo o próprio diretor, evoluiu de um roteiro de um curta-metragem feito por ele, só com as cenas do bar. E é, além disso, a estreia de Norah Jones no cinema. E podemos ver a cantora e (agora) atriz em três ótimos momentos.

O momento número um se dá em NY: ela é Elizabeth, uma garota com o coração partido, que vai ao bar do inglês Jeremy (Jude Law) todas as noites para comer torta de blueberry – depois da comparação entre pessoas e tortas feita pelo dono do bar, que completa que, todos os dias, sem explicação a torta de blueberry permanece intacta.


Apesar da química presente entre os dois, Elizabeth parte numa busca por si mesma, e chega em Memphis, Tennessee. Ela escreve regularmente para Jeremy, mas ele não consegue contactá-la (apesar das inúmeras tentativas). E lá, no momento número dois, ela é Lizzie e tem dois empregos: de dia, em uma lanchonete e, de noite, em um bar. Neste bar ela conhece Arnie (David Strathairn), um policial alcoólatra que bebe para esquecer que está separado da mulher que ama. Quando esta aparece no bar, Lizzie testemunha a dor de Arnie, a sua negação em aceitar o fato de que o relacionamento dos dois terminou.




E no momento número três ela é Beth quando vai para Nevada e conhece Leslie (Natalie Portman), uma viciada em pôquer que joga regularmente no cassino onde a personagem principal está trabalhando. Sem dinheiro, Leslie convence Beth a lhe emprestar toda a quantia que havia guardado para que esta aposte novamente. Caso ganhasse, as duas dividiriam o dinheiro; caso perdesse, Leslie lhe daria seu carro. Ela perde e pede uma carona para a outra. No meio do caminho recebe uma ligação de um hospital, com a notícia de que seu pai estaria muito doente. Leslie não acredita e é Beth quem a convence a pelo menos aparecer para ver o que está acontecendo. Com esta segunda (se formos contar a história principal, terceira) história, vemos o amor e a falta dele em um “simples” relacionamento entre pai e filha.


Elizabeth finalmente retorna para NY e reecontra Jeremy. Percebemos a mudança da personagem ao longo desta sua jornada, ao longo deste ano. Jeremy também está mudado – teve uma conversa importante com sua ex-namorada, a responsável por ele se encontrar no lugar em que estava agora – e a dúvida que resta agora é a seguinte: E aí, eles ficam ou não juntos?

As cores estão sempre presentes nos filmes de Wong Kar-Wai. Um detalhe lindo também é a cena que acontece sempre em segundo plano – em especial no bar de Jeremy, onde vemos o relacionamento de Jeremy e Elizabeth evoluindo, sua amizade crescendo – tudo pelo lado de fora do local. Estamos separados pelos vidros pintados com nomes de bebidas e comidas do estabelecimento. É como se eles estivessem lá com o nítido objetivo de serem observados. E não é que estão mesmo? E, na verdade, não precisa ser um filme para termos esta sensação: não é assim com todo mundo? Sofremos de amor, tentamos ser reservados, mas nos sentimos sempre expostos ao olhar e ao julgamento alheio.


A trilha sonora pontua os sentimentos presentes na cena, junto com alguns slow motions – enfatizando a importância do momento, do acontecimento.

Assim como em seus outros filmes (a maioria, pelo menos), a estreia americana de Wong Kar-Wai nos conta histórias de amor tão comuns que conseguimos nos identificar como se estas pudessem acontecer com qualquer pessoa e, ao mesmo tempo, tão pessoais como as histórias de amor que vivemos, pois estas são únicas.


E aí tá a cena final do filme... sim, o beijo roubado... e com todos os elementos que o nosso querido diretor adora: slow motion, Norah Jones em segundo planos, voz em off, a música linda linda linda cantada pela própria Jones. E no off ela diz as seguintes palavras: levei quase um ano para chegar aqui. Não foi tão difícil atravessar a rua no final das contas. Tudo depende de quem está esperando do outro lado (it took nearly a year to get here. It wasn't so hard to cross that street after all. It all depends on who's waiting for you on the other side). E quem espera por ela do outro lado? Jude Law! Ah sim, agora ficou bem difícil decidir (hehe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...