6 de agosto de 2011

Parafraseando o Globo.com

Filme perdido de Hitchcock é encontrado na Nova Zelândia


"Três rolos do filme mudo “The white shadow”, de 1923, foram localizados nesta quarta-feira (3) na Nova Zelândia. Esta é a primeira obra de que se tem conhecimento que leva o crédito de Alfred Hitchcock, morto em 1980. O diretor, então com 24 anos, assina o roteiro, a assistência de direção, a edição e a direção de arte.

De acordo com o The National Film Preservation Foundation (Fundação Nacional de Preservação de Filme, em tradução livre), os rolos encontrados são de uma série de seis e estavam no The New Zealand Film Archive (Arquivo de Filme da Nova Zelândia). Os outros três rolos estão desaparecidos, segundo a fundação.

O filme é estrelado por Betty Compson, que interpreta duas irmãs gêmeas: uma angelical e outra "sem alma". "The white shadow" é um melodrama que conta com desaparecimentos misteriors, cabarés tomados pela fumaça, romance e loucura.

Hitchcock estreou como diretor apenas em 1925, com o filme "The pleasure garden". Somente depois, ele seguiu pelo caminho do suspense com obras como "Psicose" e "Os pássaros", entre outras.


Uma versão restaurada de “The white shadow”, com aproximadamente 30 minutos, será exibida no dia 22 de setembro no Samuel Goldwyn Theater, que fica em Beverly Hills, Los Angeles.



De acordo com David Sterritt, author do livro "The films of Alfred Hitchcock”, o filme recém-encontrado é uma “uma das poucas produções em que podemos fazer a ponte entre o jovem Hitchcock, cheio de ideias, e o Hitchcock diretor”. A cópia encontrada nesta quarta-feira é a única existente.

O desaparecimento dos outros três rolos do filme não tem incomodado alguns fãs do "mestre do suspense", que consideram totalmente pertinente em se tratando de um filme de Hitchcock.

“Quem sabe talvez o resto apareça algum dia, e possamos montar as peças”, disse Randy Haberkamp, diretor de programas educacionais da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA. “Perfeito para um Hitchcock”, afirmou, à Reuters.


Os três rolos de "The white shadow", dirigido pelo britânico Graham Cutts, foram doados na década de 1980 ao Arquivo Cinematográfico da Nova Zelândia pela família do falecido projecionista e colecionador Jack Murtagh.

“O filme foi etiquetado equivocadamente, então ninguém sabia o que realmente era”, disse Haberkamp.

Os rolos com impressão de nitrato de prata, um material altamente inflamável, passaram 23 anos nas prateleiras do Arquivo da Nova Zelândia, disse a entidade, em nota."

Pra quem quiser dar uma olhada no link oficial, aqui está!

2 comentários:

  1. Obrigado porme ter conduzido a essa eraly gem de Hitchcock, por um lado tão cinematograficamente desprovida de todo aquele jogo de.. personagens-tipo (quase) mas já com ângulos que a tecnologia aperfeiçoaria, graças a ele, graças a ele.
    Não é só uma curiosidade, como falou um amigo meu aqui: C'est un vrai Hitchcock. Meu francês não dá pra muito mas entendi o que ele me disse e concorde. Com vemência (sorry for any possible erros de ortografia, 'tá?)
    By the by: what a superb blog you have here! A kinophile's dream :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por me ter conduzido a essa early gem de Hitchcock, por um lado tão cinematograficamente desprovida de todo aquele jogo de.. personagens-tipo (quase) mas já com ângulos que a tecnologia aperfeiçoaria, graças a ele, graças a ele - e dos quais ele faria pura cinematográfica magia.
    Esse filme perdido não é só uma curiosidade, como falou um amigo meu aqui: C'est un vrai Hitchcock. Meu francês não dá pra muito mas entendi o que ele me disse e concordei. Com vemência (sorry for any possible erros de ortografia, 'tá?)
    By the by: what a superb blog you have here! A kinophile's dream :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...