28 de fevereiro de 2011

THE ROMANTICS, a.k.a. Como não escolher sua madrinha!



Direção: Galt Niederhoffer
Ano: 2010

The Romantics é um filme de certa forma agradável sobre sete amigos de faculdade que se reúnem, depois de alguns anos, para o casamento de dois deles - Lila e Tom. Ao longo do filme descobrimos que uma das madrinhas, Laura (Katie Holmes) namorou Tom por mais de quatro anos, o que faz com que suas amigas (tirando a noiva, é claro) se preocupem com o que ela está sentindo com tudo o que está acontecendo. E, é óbvio que ela ainda gosta dele e está se sentindo péssima.


Me desculpe, eu sei que sem isso não teria filme mas, se Laura ainda gosta tanto assim de Tom, porque - PORQUE?! - ela foi no casamento? E pior, porque ela aceitou ser uma das madrinhas?! A verdade é que, por ainda ter sentimentos pelo ex, Laura vive no passado - e cita o tempo todo (chega a ser chato) o grupo que eles formavam na faculdade, auto-intitulado "Os Românticos" - e ela cita o poema de John Keats "Ode to a Nightingale" como uma das premissas do grupo: assim chamado porque eles eram, de certa forma, todos apaixonados uns pelos outros e pela ideia de um amor tão romântico que não deveriam se contentar com menos.




Durante o filme, várias perguntas e considerações (até mesmo sarcásticas) passaram pela minha cabeça. Alguém, por favor, me diga o porquê de colocar Josh Duhamel (Tom) fazendo um super discurso cabeça aos 30 minutos de filme? Anna Paquin (Lila), coitada, está apagada e quase não aparece no filme - e quando aparece é a noiva tapada/mimada/bobinha, fazendo com que Laura - que, mesmo trazendo de volta todos os trejeitos da Joey de "Dawson's Creek" (se é que ela algum dia se livrou deles) - se sobressaísse como uma personagem muito mais interessante. E, vamos combinar, NÃO, ela não é mais interessante!!! Ela é a JOEY, não precisava nem ter ensaiado para esse papel! Sei que deve ser implicância com Katie Holmes, não gosto mesmo dela! Pronto, falei!!

E eis a pergunta que não quer calar: será que Tom irá desistir do casamento aos 45 do segundo tempo ou será que ele continua com o plano de passar a vida ao lado de uma pessoa que, segundo ele, vai lhe proporcionar uma vida morna (que é o que ele quer), sem grandes picos de paixão como Laura o faz (Alguém concorda com esse argumento dele?) - o filme não é nem um pouco sutil em retratar a diferença entre os sentimentos que Tom tem por Laura e por Lila.



Mesmo assim, o filme mantém um ritmo delicado, até mesmo despretensioso - me lembrou até um site que eu achei por acaso de um casal de fotógrafos que tira as fotos de casamento mais lindas que eu já vi - para quem quiser dar uma espiada, é esse site aqui ó: blaineandbethany. Voltando... o figurino é ma-ra-vi-lho-so, a locação é fofa - em alguns momentos do filme o "cenário" ao ar livre rouba a cena -, e a trilha sonora folk (que poderia ter tudo para ser super brega) me encantou. Acho que locação + trilha sonora serviram para adicionar aquele clima bem saudosista entre os amigos, e fez com que o casamento (e todo o final de semana) ficasse mais acolhedor para nós, espectadores.




A verdade é que, o que o filme quer mesmo é retratar toda a questão do que parece ser a nova onda de filmes existencialistas sobre jovens - que, nos anos 80 era sobre adolescentes no colégio - e agora parece estar mais focado em jovens na faixa dos 30 anos que estão em algum tipo de abismo pós-faculdade - profissional ou emocionalmente. Até acho o tema legal. Mas o que adicionou para que eu não curtisse tanto assim neste caso, foi o fato de ter acabado de ver um filme com o tema muito parecido com The Romantics (muito meeeeeesmo), chamado Not Since You. Não que eu tenha realmente gostado dos "Românticos", mas o outro filme consegue ser pior do que eu esperava. Enfim... e os dois acabam sendo uma boa xerox um do outro.

The Romantics, na verdade, achei sem porquê!

E Katie Holmes: porque sempre essa cara de sofrimento?

2 comentários:

  1. "Now more than ever seems it rich to die,
    To cease upon the midnight with no pain..."
    acho que é isso que Keats diria dps de ter sido citado nesse filme.

    Legal o blog...

    ResponderExcluir
  2. as fotos me deram vontade de assistir, mas consigo me imaginar sentindo oq vc sentiu em relação a ele, oq me desanima um pouco a ver

    vc já viu away we go? é bom? sempre esqueço de alugar...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...