Dramaturgo americano (1911 - 1983), vencedor de dois Prêmios Pulitzer (por A Streetcar Named Desire e Cat on a Hot Tin Roof) e diversos outros prêmios. Suas obras cheias de diálogos rápidos e penetrantes, muitas vezes refletiam personagens baseados no próprio autor. Depois de Shakespeare, Tennessee Williams é o dramaturgo com mais adaptações para o cinema. Ele morreu após ter se engasgado com um tampa de garrafa em seu quarto de hotel, em Nova York.
Além de se inspirar em si próprio, Tennessee Williams se baseou em outros membros de sua família para criar seus personagens. Dizem que muitas de suas heroínas eram baseadas em Rose, sua irmã - que sofria de esquizofrenia e passou por vários hospitais psiquiátricos desde a juventude. Um tema constante na vida de seus personagens era a decadência, a frustração sexual e a violência reprimida - tornando-os extremamente autodestrutivos.
O homossexualismo era uma constante em suas obras, e suas adaptações para o cinema sofreram "cortes" neste âmbito, justamente por causa da censura. Nos três filmes abaixo (que foram os que eu já assisti), a homossexualidade é algo apenas sugerido (para bons entendedores...), especialmente se levarmos em conta a presença de astros que, em hipótese alguma, poderiam ter a sua masculinidade posta à prova.
A Streetcar Named Desire
(que, no Brasil, ganhou o 'belo' nome de Uma Rua Chamada Pecado)
1951, de Elia Kazan.
Blanche DuBois (Vivien Leigh) e Stanley Kowalski (Marlon Brando) |
Blanche DuBois, uma mulher frágil e neurótica, vai visitar sua irmã grávida, em Nova Orleans, em busca de um lugar que possa chamar de seu, já que, após seduzir um jovem de 17 anos, ela foi expulsa da sua cidade natal no Mississipi. Sua chegada afetará fortemente a vida da sua irmã, do seu cunhado e a sua própria vida.
O diretor já havia dirigido a peça na Broadway e, por pedido deste, Tennessee Williams escreveu o roteiro para a adaptação para as telonas. Sofreu muitos problemas com a censura - a Igreja Católica detestou o fato de Marlon Brando estar com a camisa rasgada e todo suado na famosa cena em que grita pela mulher. E o fato do marido de Blanche DuBois ter se matado após ter sido ridicularizado pela mulher por ter tido um caso homossexual foi extremamente cortado do filme. Somente uma versão sem cortes lançada em 1993 restaurou a cena em que Blanche explica (ainda assim sem se refererir à sexualidade do marido) como este morreu.
Cat on a Hot Tin Roof
(Gata em Teto de Zinco Quente)
1958, de Richard Brooks.
Brick Pollit (Paul Newman) e Maggie Pollit (Elizabeth Taylor) |
Harvey Pollitt é um patriarca que é um rico proprietário de terras, além de possuir uma fortuna de US$ 10 milhões. Ele celebra seu aniversário e é visitado pelos dois filhos, mas ele ignora que tem um câncer inoperável, pois seu médico lhe disse que tinha se recuperado. Brick, seu filho favorito, é um alcoólatra e ex-astro de futebol americano, que vive um casamento infeliz. Esta situação deixa Maggie, sua esposa, muito frustrada, pois ama o marido apesar de ser desprezada por ele.
Na peça há fortes insinuações em relação ao relacionamento de Brick e Skipper (o amigo morto), mas na versão cinematográfica todas estas foram retiradas - justificando a rejeição de Brick à sua bela esposa ao fato de que a perda do melhor amigo abalou as estruturas emocionais do personagem.
Suddenly Last Summer
(De Repente no Último Verão)
1959, de Joseph L. Mankiewicz.
Violet Venable (Katherine Hepburn), John Cukrowicz (Montgomery Cliff) e Catherine Holly (Elizabeth Taylor) |
John Cukrowicz, um neurocirurgião interessado em conseguir recursos para o hospital onde trabalha, conhece Violet Venable, uma rica senhora da aristocracia que quer mandar fazer uma lobotomia em Catherine Holly, uma sobrinha supostamente acometida de crises de loucura. Na verdade Violet teme que Catherine revele a homossexualidade de Sebastian, o filho de Violet, que morreu de forma violenta na Espanha.
De acordo com o escritor Gore Vidal, por causa da censura da época, ele foi forçado a cortar os diálogos com referências à homossexualidade de Sebastian (o jovem morto na Espanha durante a guerra civil espanhola). E esse seria o porquê do personagem não ter um rosto nem uma voz no filme.
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