18 de abril de 2011

DIRETORES E SUAS MUSAS - Parte 06

WOODY ALLEN e DIANE KEATON




Diane Keaton e Woody Allen se conheceram pela primeira vez durante os ensaios da peça Play it Again, Sam (1970), que era a segunda participação da atriz na Broadway (a primeira fora com Hair). Foi nesta época que a atriz e o diretor iniciaram uma das parcerias mais produtivas de Hollywood.



Eles moraram juntos durante toda a temporada de apresentações da peça, mas, depois de um ano de relacionamento, se separaram. Porém, o melhor estaria por vir, pois a ex-parceria amorosa se transformou em uma parceria profissional em 9 filmes.

O primeiro deles foi uma adaptação para a TV de outra peça de Woody Allen – Men in Crisis: The Harvey Wallinger Story (1971). Já a adaptação para os cinemas da peça onde se conheceram, Play it Again, Sam (que, no Brasil ganhou o nome de Sonhos de um Sedutor, de 1972), não foi dirigida por Woody Allen – ele e Diane Keaton apenas atuam juntos.


Mas Annie Hall (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, 1977) foi a homenagem-mor do diretor para a atriz – dizem que a história do filme e, principalmente, a personagem de Diane, foram inspirados na vida real. A atriz disse, depois de algum tempo que a sua personagem é uma versão idealizada por Woody Allen dela mesma. A verdade é que, o verdadeiro nome de Diane é Diane Hall. E o apelido carinhoso que ela recebera de Woody Allen quando se conheceram foi Annie. Alguém tem algo mais a dizer?

Ah, sim... Annie Hall ganhou o Oscar de Melhor Filme e Diane “Hall”, o Oscar de Melhor Atriz.


A lista de filmes que os dois fizeram juntos é essa aqui:

Men in Crisis: The Harvey Wallinger Story (1971)
Sonhos de um Sedutor (1972)
O Dorminhoco (1973)
A Última Noite de Bóris Gruschenko (1975)
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
Interiores (1978)
Manhattan (1980)
A Era do Rádio (1987)
Um Misterioso Assassinato em Manhattan (1993)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...