8 de junho de 2015

O Mito (ou seria Medo?!) do Número 3!

O post Quem tem medo do lobo mau falava sobre o avanço do Marvel Studios não só sobre o cinema, mas também na TV, e levantava a pergunta: quem poderia colocar medo nesse gigante? A resposta é o número 3. Tá perdido? Relaxa que eu te explico. Até hoje, três franquias do universo regular da Marvel chegaram aos cinemas. Foram elas X-Men, Homem-Aranha e Homem de Ferro. Os três filmes finais foram tão ruins, mas tão ruins, mas tão ruins, que enterraram completamente as três franquias. Quer ver só:

X-Men 3 - O Confronto Final (2006)


10 minutos de filme e você mata o líder dos X-Men. Tá certo que o líder (Ciclope) era um bundão nos filmes e você torcia para o Wolverine pegar a Jean Grey (o que não aconteceu de qualquer jeito), mas ele morrer com 10 minutos de filme também já é demais. Essa foi a ideia original dos roteiristas, que ainda mataram o mentor do grupo uns minutos mais tarde, tiraram o poder de mais um monte, mataram mais uns tantos e enterraram tanto a franquia que foi preciso dois filmes inteiros (Primeira Classe e Dias de um Futuro Esquecido) para simplesmente apagar o que eles fizeram. A cagada foi tão grande que: Demorou oito anos para "resetar" a franquia por completo e fechar a "trilogia do reboot" no ano que vem com X-Men: Apocalypse. Repare bem, sem o número 3 no fim.


Homem-Aranha 3 (2007)


Desde o primeiro - e excelente - filme do Aranha, todo fã de carteirinha pedia e implorava para ver o Venom como vilão. E, enfim, veio na conclusão definitiva da trilogia do cabeça de teia nas telonas. Ai o filme começa, o Aranha "pega" o simbionte Venom e... vira emo! Ele dá um pé na bunda da Mary Jane, dá uns pegas na Gwen Stacy (Opa, você existe nesse universo?), joga uma bomba na cara do seu ex-BFF que virou malzinho e tira o simbionte, que cai no cara que vai finalmente virar o Venom. OK, a gente perdoa isso tudo. Agora, o Venom vai cair na porrada e vai ser irado, certo? Não, o grande vilão é o incrível Homem-Areia (porque filme de super-herói tem que ter um treco bem grande e assustador de 3D) e a porrada é bem rapidinha e sem sal (nem com o retorno do ex-amiguinho, que volta a ser amiguinho e morre nos braços do herói aracnídeo). E o Venom? É... depois de 2 minutos, o Aranha arruma um jeito de separar os dois e... acabou a história. A cagada foi tão grande que: 5 anos depois, Reboot! Novos atores, novas histórias, nova origem, novos vilões, tudo errado de novo, mandaram o Aranha pro Universo Marvel pra ele entrar nos Vingadores e apagar essa segunda tentativa - cagada - de saga do Aranha na telona.


Homem de Ferro 3 (2013)


Como errar com o herói - e o ator - mais popular do Universo Marvel nos cinemas, logo depois do sucesso estrondoso que foi Vingadores (2012)? Vou te ensinar. Primeiro, você tira o diretor (Jon Fraveau) dos dois primeiros filmes. Ai você pega o principal vilão dos quadrinhos (Mandarim) e transforma ele em uma piada (alias, enche de piada a cada segundo, porque é disso que o povo gosta!) e coloca um novo vilão por trás de tudo. Vilão esse que é motivado por não ter conseguido falar com o Stark em uma noite de Reveillon! Ai você pega uma saga recente dos quadrinhos (Extremis) para transformar ela em... super-derrete-bomba-sei-lá-o-que-mercenários! Ah, troca a armadura do Máquina de Combate pela do Patriota de Ferro, só por mudar. Ai você explode tudo e isola o super-gênio cheio de tecnologia em um lugar bem longe, onde ele não pode ligar pro Jarvis pra arrumar uma armadura reserva pra ele. Mas, relaxa, na hora do clímax ele consegue chamar TODAS as armaduras possíveis! U-huuuul! Ai, quebra pau, Pepper Potts é "contaminada" com o tal Extremis, armaduras voando, gente explodindo, Pepper derretendo o vilão e... final em voz-off do Tony dizendo que ele "consertou" a namoradinha, tirou o Reator Arc do peito (aquela parada azul que literalmente é a bateria da armadura), explode as armaduras que sobraram (porque ele ainda tem umas outras de stand-by) e termina dizendo que precisa de um tempo pra pensar no seu futuro. A cagada foi tão grande que: Joss Whedon, diretor dos Vingadores, saiu do cinema falando "Tá. Agora o que eu faço com isso?". Sério mesmo, foi isso o que ele falou. E sabe o que ele fez? ignorou completamente o final do Homem de Ferro 3. Tony Stark está de volta, de armadura e reator Arc no peito. Ainda rolou uma piadinha escrota no meio de filme - "Certas coisas não têm explicação".

****

E ai, qual é o medo da Marvel? Capitão América 3 estreia em 2016. Thor 3, em 2017. Vingadores 3, em 2018. Isso tudo na fase 3. Só que não! Agora é Capitão América - Guerra Civil, Thor - Ragnarok e Vingadores - Guerra Infinita Parte 1. E é Phase Three. Sim, é Fase Três, com todas as quatro letras e acento do vovô, porque o 3 dá azar e ponto final! Se não estiver acreditando, dá uma procurada.


"Trilogia de 3" Bônus - Pra ficar mais bonito eu deixei de lado Blade - Trinity, considerando só os heróis do universo regular. O Blade não se mete nas histórias dos outros, então não o coloquei lá em cima. Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, todo mundo que já viu os 3 filmes do Vampiro Snipes, sabe que o Trinity é uma cagada calamitosa. A cagada foi tão grande que enterrou a possibilidade de uma sequência e acabaram tendo que mandar o personagem de volta para o Marvel Studios. Agora é torcer por uma série do Netflix dele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...