24 de abril de 2015

O Fim Está Próximo


Sabe aquela sensação que você está sentindo de que todas as suas séries favoritas de longa data estão acabando? Desculpa, é porque elas realmente estão acabando. Na verdade, uma era inteira está chegando ao fim e você nem percebeu.

A primeira era da "TV de qualidade" foi instaurada pela HBO e teve Família Soprano como ícone e auge. Durante algum tempo a HBO reinou sozinha, lançando séries como OZ, The Wire, Sex and The City, Curb Your Enthusiasm, Six Feet Under e Deadwood. Esse reinado, ou o fim da primeira era, terminou com a chegada de outras emissoras a cabo norte-americanas no padrão de "séries de qualidade" com The Shield sendo lançada no FX. Acontece que, até o começo dos anos 2000, essas emissoras a cabo se contentavam em exibir séries e filmes feitos pelos grandes estúdios - ou no caso da AMC, basicamente faroestes e filmes históricos - e nem pensavam em produzir seu próprio conteúdo. Tudo isso mudou, graças à HBO e ao retumbante sucesso de Família Soprano. A segunda era durou de 2002 até 2015 e foi capitaneada por três "novas" emissoras – que, de novas, não tinham nada - e, claro, com as novas séries da HBO.


HBO - Apesar de Deadwood ter começado em 2004, ela ainda é considerada da primeira era pelo padrão de produção e principalmente pela forma que foi cancelada em 2006. Nessa época a HBO ainda buscava sua "nova" Família Soprano e isso acabou afetando diretamente a produção. As únicas que se salvaram dessa época intermediária foram Entourage, que teve 8 temporadas e ainda vai ganhar um filme e Big Love, que teve 5 temporadas. Em 2008 True Blood estreou, levando "oficialmente" a HBO para a nova era, que ainda teve Boardwalk Empire estreando em 2010. True Blood teve 7 temporadas e Boardwalk Empire completou 5. As duas terminaram em 2014.

Showtime - Teve como principal destaque Dexter que estreou no canal em 2006 e teve 8 temporadas até 2013, quando terminou. Outras que merecem destaque são Californication, que teve 7 temporadas entre 2007 e 2014, Weeds, com 8 temporadas entre 2005 e 2011, The L Word, com 6 temporadas entre 2004 e 2009 e os dramas históricos The Tudors e The Borgias, em coprodução com a inglesa BBC Two e a canadense Bravo!, respectivamente.


FX - O canal que abriu a nova era com The Shield, que teve 7 temporadas entre 2002 e 2008, e ainda contou com grandes séries como Damages, Nip/Tuck e Rescue Me. Mas o grande nome desse canal foi Sons of Anarchy, que teve 7 temporadas, entre 2008 e 2014. Outra série que merece menção é Justified, que teve 6 temporadas entre 2010 e 2015 e foi o seu series sinale que me inspirou a fazer esse post, justamente por ser uma das últimas dessas séries no ar. O canal também sofreu uma reformulação, mandando The League e It's Always Sunny in Philadelphia para o seu novo "canal-irmão", FXX. A última dessa era é Louie, que acabou de lançar a sua quinta temporada e está no ar desde 2010. 

AMC - A "menor" desse quarteto, também teve a série mais aclamada dessa era e uma outra que vai ter a honra de fechar a mesma. São elas Breaking Bad e Mad Men. Breaking Bad teve só 5 temporadas, indo ao ar de 2008 a 2013, mas isso foi o necessário para catapultar o seu status de série-referência dessa Era. Já Mad Men estreou em 2007 e termina a sua última temporada em maio de 2015 fechando, assim, a “Segunda Era das Grandes Séries”. Tirando as duas, a única outra série que merece destaque é The Killing, que teve 4 temporadas, sendo 3 produzidas pela AMC e uma pela Netflix, entre 2011 e 2014. 


BÔNUS!!!
USA -  Essa emissora nunca esteve entre as "mais fodonas", nem nunca se preocupou muito com isso. Sua série de maior destaque foi Monk, que teve 8 temporadas entre 2002 e 2009. Além dela também podemos citar Psych, que teve 8 temporadas, entre 2006 e 2014, Burn Notice, com 7 temporadas e um filme, entre 2007 e 2013 e White Collar, com 6 temporadas entre 2009 e 2014.

Agora, não se preocupem meus caros, a Terceira Era já começou. Todos esses canais já contam com novas séries rolando e, além deles, outros novos estão na área, como o Starz, Cinemax, El Rey, FXX, além dos serviços de stream, que chegaram com tudo com a Netflix, Amazon Instant Video e Yahoo! Screen. A segunda era acabou e, com certeza, vai deixar saudades, mas também novas séries virão e outras tantas já estão ai. É só procurar que você vai achar a sua nova série viciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...