5 de abril de 2015

A queda da Comédia na NBC (parte 1)


Você sabe o que Cheers, The Cosby Show, ALF, Seinfeld e The Fresh Prince of Bel-Air têm em comum? E Mad About You, Frasier, Friends, 3rd Rock from the Sun e Will and Grace? E Scrubs, The Office, My Name is Earl, 30 Rock, Community e Parks and Recreation? Todas elas - sim, TODAS essas que eu citei - são séries originais da NBC. Entre as décadas de 80 (Principalmente com Cheers e The Cosby Show) e 90 (Com Seinfeld e Friends), até o começo do novo milênio (Com 30 Rock e The Office) não tinha pra ninguém no quesito qualidade/audiência nas sitcoms norte-americanas. Dentre todas essas, de quantas você pelo menos já ouviu falar? E de quantas você já viu algum episódio? E por quantas você foi viciado de carteirinha e viu do primeiro ao último episódio? 

Enfim, a Era de Ouro finalmente chegou ao fim, depois de balançar MUITO, diga-se de passagem, com o final de Parks and Rec e o cancelamento (e depois retorno a vida no Yahoo Stream) de Community. Essas duas séries eram as últimas que resistiam com alguma certa longevidade no ar e agora as três mais antigas estrearam no ano passado. Sendo que duas delas perigam de cair.


Muitos fatores contribuíram para esse declínio. Um deles, sem dúvida nenhuma, foi a chegada de outras séries de comédia fortes em outros canais, como How I Met your Mother e Two and a Half Men na CBS e Modern Family na ABC. Outro foi a NBC ter perdido a queda de braço com a CBS no quesito "A maior tv dos EUA", consequentemente perdendo audiência. Pra piorar, ainda teve a chegada dos diversos serviços de stream, on demmand, reccorded e o boom da pirataria com a internet de alta velocidade (crianças, aqui no Brasil só foi ter essa parada lá pra 2000 e pouco. Antes disso era pelo telefone e olhe lá.). Mas essa parte afetou todos os canais abertos do EUA, que dependem exclusivamente dos patrocinadores/comerciais para manter suas séries no ar.

Para mim, o principal fator foi que a NBC, ao longo dos anos, resolveu priorizar os dramas - seriados maiores, com mais intervalos e mais audiência geralmente - e acabou deixando de lado justamente a galinha dos ovos de ouro do canal.


Para quem não sabe, a NBC transmite há décadas o Saturday Night Live, que é provavelmente o programa de comédia mais assistido de todos os tempos. Desse programa já saíram inúmeros grandes atores e roteiristas e, durante um certo tempo, foi uma espécia de incubadora para novos comediantes, antes de estrelarem suas próprias séries. Na história recente - de sucesso - do canal, temos Tina Fey, produtora e atriz em 30 Rock e Amy Poehler em Parks and Rec. Ambos os shows com vários comediantes ex-SNL. Porém, hoje em dia não é bem assim. Isso me chamou a atenção quando eu descobri que Unbreakable Kimmy Schmidt, primeira sitcom do Netflix e produzida pela Tina Fey, originalmente seria da NBC, mas acabou sendo vendida para a Netflix e na negociação já garantiu a sua segunda temporada.

Se você ainda não viu essa série, vale a pena. Enquanto a NBC corre atrás de pelo menos uma sitcom forte para se estabelecer na grade, dois outros ex-integrantes do SNL estrelam duas séries na FOX. Andy Samberg com a incrível Brooklyn Nine-Nine e a recente - e também muito boa - Last Man on Earth, com Will Forte. E essas foram só as que eu pensei agora. Te garanto que tem outras por ai.

(Continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...